sexta-feira, 11 de junho de 2021

Benefícios da Yoga para a saúde

Potencializa sua energia, promove a saúde física e mental, aumenta a imunidade e vitalidade

Cleo Bessa Pequeno 
Fonte: tuasaude.com
em 10/03/20


O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. 

Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.


Prática guiada de yoga dentro de casa 
imagem: freepik.com


Alguns dos benefícios do Yoga para a saúde

1. Diminui o estresse e ansiedade:

A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem-estar e equilíbrio da mente para as situações do dia a dia. Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à sensação de relaxamento, com aumento da autoconfiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

2. Promove condicionamento físico:

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado. Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados. 

3. Facilita o emagrecimento:

Um dos principais motivos que a prática do Yoga causa perda de peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia. Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda de gordura, mas isto varia de acordo com o estilo praticado, menos nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra Yoga, ou mais nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power Yoga, por exemplo.

4. Alivia dores corporais:

Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo. Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo. 

5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos:

O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina. A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente dos exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.

6. Melhora o sono:

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade. Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.

7. Melhora o prazer no contato íntimo:

O desempenho sexual também pode melhorar com o Yoga, pois o casal passa a ter maior sensibilidade durante o contato íntimo, devido a maior capacidade de relaxar e ter melhor receptividade ao parceiro. Além disso, com o controle da concentração e alívio da ansiedade, problemas como dificuldade para atingir o orgasmo, disfunção erétil e ejaculação precoce podem ser controlados. 


Yoga para todas as idades
imagem: freepik.com

Benefícios na saúde dos idosos

Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração, também são efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem-estar aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto.

É importante lembrar que os exercícios praticados nesta atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação de desestímulo.


Benefícios para as gestantes

Além de ser benéfico para qualquer mulher, o Yoga também pode trazer grandes benefícios durante a gravidez, pois melhora a flexibilidade e facilita a adaptação às mudanças do corpo neste período, tonificando os músculos, alongando articulações, e tornando a gestação menos dolorosa e tensa. Além disto, os movimentos respiratórios também ficam mais sincronizados, diminuindo a sensação de falta de ar que acontece nos períodos finais da gestação. 

Já o relaxamento proporcionado por estar atividade também pode diminuir a ansiedade e a preocupação, muito comuns em gestantes, fazendo com que a mulher esteja mais tranquila, e facilitando o desenvolvimento do bebê de forma saudável. Neste período, a prática de exercícios físicos deve ser orientada por um profissional de saúde e liberada pelo obstetra, devendo ser, de preferência, de forma leve e relaxante.


CrossFit: O que é e seus benefícios

O treino combina diferentes exercícios e proporciona um condicionamento físico completo


Mat Fraser, atleta campeão do CrossFit Games
imagem: games.crossfit.com

Cleo Bessa Pequeno 
Fonte: minhavida.com.br
em 15/03/21


O CrossFit surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e chamou a atenção até de academias de treinamento de oficiais das forças armadas americanas. Ele é um esporte derivado de vários outros, como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso.

O resultado da combinação de diferentes exercícios é um condicionamento físico completo - com uma grande redução de gordura corporal e a regularidade em manter uma ótima forma.

Para ter mais força muscular, é preciso fazer musculação. Quem quer flexibilidade, faz aulas de alongamento. Já quem quer melhorar a capacidade respiratória, busca a natação. Não seria melhor fazer um só treino que combine todos os benefícios para o corpo de uma só vez? Este é o objetivo do CrossFit.

A prática consiste na realização de exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade entre si. São treinos de alta intensidade com tempo médio entre 40 e 60 minutos, levando o corpo ao seu extremo e desafiando seus limites.

O treino é composto por três partes: Aquecimento (preparo do corpo), técnica (como executar os movimentos) e  WOD (Workout of the Day, ou “missão do dia”). Além da parte física, o treino também leva ao esgotamento mental e psicológico, trabalhando as percepções de limite do próprio corpo. É muito comum ouvir de um aluno após o treino de CrossFit que está surpreso com a sua própria desenvoltura.


Haley Adams, a mais jovem atleta do Games 2020
imagem: games.crossfit.com


 Benefícios da atividade

1. CrossFit emagrece

Os exercícios de alta intensidade fazem com que o corpo precise queimar as suas reservas de energia, que estão armazenadas em forma de gordura. Não é comum a prática do CrossFit com o uso de monitores cardíacos, mas existem estimativas de que o gasto seja de 800 a 1500 calorias durante um treino, dependendo da proposta do dia.

2. Constrói músculos

Você tonifica e define os músculos de forma até mais eficiente do que em uma academia convencional. O treinamento funcional do CrossFit trabalha vários grupos musculares em cada exercício, além de utilizar apenas alguns acessórios para a execução dos movimentos em vez de aparelhos de musculação.

3. Resultados mais rápidos

Segundo algumas pesquisas, um treino em alta intensidade alcança resultados mais rápidos do que um treino de intensidade menor, no que diz respeito à queima de gordura e ao ganho de condicionamento físico.

4. Reduz o estresse

Por ser intenso e diferente a cada dia, o treino exige que você esteja 100% com o corpo e a mente concentrados no exercício. Não há espaço para outras preocupações, como trabalho, compromissos etc. Além disso, a energia acumulada pela tensão dos compromissos do dia a dia é liberada ao realizar os exercícios de alta intensidade. Como resultado, você vai para casa após o treino com a mente mais relaxada e o corpo livre de tensões do estresse.

5. Diversidade de exercícios

A grande maioria dos treinos de musculação nas academias convencionais costuma ser sempre do mesmo jeito: durante muito tempo você realiza os mesmos movimentos, nos mesmos aparelhos e com a mesma sequência. No CrossFit, os treinos mudam todo dia, tanto a sequência quanto o tipo de exercício realizado. Dessa forma, o seu corpo e a sua mente são sempre desafiados.

6. Autoconfiança

Os desafios impostos durante o treino ajudam os praticantes a conhecer e ampliar seus limites, transferindo essa melhora para sua vida esportiva, pessoal e profissional.

7. Trabalha aptidões físicas

Um bom treino trabalha resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.

8. Corpo preparado para diversas situações: 

Os exercícios funcionais utilizados no CrossFit podem se relacionar aos movimentos que utilizamos no dia a dia: correr para pegar um ônibus, abaixar e levantar um objeto do chão, carregar compras do supermercado, subir e pegar algum objeto do alto do armário, etc. De uma forma mais lúdica, você pratica esses movimentos durante o treino e consegue melhorar a sua condição física para realizar as tarefas rotineiras.


Ninguém para Tia Toomey, tetra campeã do CrossFit Games
imagem: games.crossfit.com

 

Riscos do CrossFit:

É preciso conhecer os limites do corpo primeiramente antes de embarcar em uma modalidade como esta. Todo esporte pode ter lesão, uns com mais riscos que os outros. Os desafios são perigosos. O treinador bem preparado é fundamental para que os alunos evoluam em treinamento progressivo, até alcançar condições de praticar atividades de alta intensidade e sem cometer o erro de exagerar.

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, a frequência de lesões no CrossFit acontece por conta da realização de exercícios de alta complexidade e por realização deles até a fadiga. O estudo aplicou um questionário a 132 participantes dessa modalidade de treinamento com a intenção de avaliar o índice de lesões. Cerca de 3/4 das pessoas relataram lesões nos ombros e na coluna. Nove deles relataram a necessidade de cirurgia após a lesão.

Segundo estudo brasileiro conduzido por pesquisadores da Santa Casa de São Paulo e publicado na revista Orthopaedic Journal of Sports Medicine, a chance de lesão no CrossFit está intimamente associada ao nível de envolvimento do professor. O mesmo estudo concluiu que comparado a outros esportes, ainda é considerado um esporte inofensivo.

Porém, segundo o texto de Bruno Smirmaul, mestre em Biodinâmica do Movimento e Esporte pela UNICAMP e doutor em Atividade Física e Saúde pela UNESP de Rio Claro, no portal EFBE (Educação Física Baseada em Evidências), é preciso ter cautela com as comparações.

“As comparações com outros esportes/atividades são apenas preliminares, devido a características como o tipo de população normalmente envolvida em cada tipo de esporte/atividade (nível de treinamento e experiência prévia, por exemplo), a não diferenciação de treinamentos ou competições (competições acarretam em maior número de lesões), a gravidade das lesões ocorridas em cada esporte/atividade, dentre outros fatores metodológicos de cada estudo”, alerta Smirmaul.


Atleta realizando o movimento de Handstand Walk
imagem: games.crossfit.com


Consulte um médico para obter a liberação para a prática do CrossFit antes de começar as aulas. Além disso, procure se informar sobre as qualificações dos profissionais de educação física que ministram as aulas na academia escolhida e avalie as condições de infraestrutura e dos aparelhos antes de realizar sua matrícula.




Benefícios da Yoga para a saúde

Potencializa sua energia, promove a saúde física e mental, aumenta a imunidade e vitalidade Cleo Bessa Pequeno  Fonte: tuasaude.com em 10/03...